Certificação Encceja 2022: Retirar Certificado (Fundamental e Médio)

As pessoas que fizeram a prova do Encceja e foram aprovados querem saber como pegar sua certificação Encceja 2022 que é muito importante para seguir estudando, pois completar o Ensino Fundamental e Médio é um sinônimo de muito orgulho, quer saber sobre o processo de como receber a certificação Encceja 2022, acompanhe maiores detalhes agora!

encceja certificado 600x363 - Certificação Encceja 2022: Retirar Certificado (Fundamental e Médio)
Certificação Encceja 2022

Conheça o Encceja 2022

Conhecido como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou simplesmente Encceja, é um programa de educação destinado a pessoas que ainda não concluíram o ensino Fundamental ou Médio e assim obter o diploma de forma totalmente gratuita.

É preciso possuir a idade requerida para cada nível para se inscrever e realizar a prova, aqueles que alcançarem a nota mínima podem solicitar o certificação Encceja 2022 que é uma grande honra após ter estudado muito.

Se tem duvida de como fazer a solicitação do certificado Encceja, saiba como fazer no post!

Sobre o certificado Encceja

Como mencionamos acima depois de estudar muito os aprovados no Encceja é um direito poder receber o certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou Médio.

Esse documento atesta que você fez a prova e atingiu a nota mínima e foi aprovado, e tem total conhecimento sobre as disciplinas abordadas no exame.

prova encceja - Certificação Encceja 2022: Retirar Certificado (Fundamental e Médio)

Vamos entender sobre os 2 tipos de certificação Encceja 2022 disponibilizados, são eles:

Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio

Esse tipo de certificação o candidato só receberá se for aprovado em todas as provas, tendo alcançado a nota miníma de maneira geral também tendo bom desempenho em redação.

Certificação de Proficiência Parcial

Este tipo é para quem fez o exame e foi aprovado pelo menos em uma prova, mais falta ser aprovado em alguma disciplina.

Veja também:

Como funciona Encceja 2022?
Cronograma Encceja 2022

Qual nota mínima para obter a certificação Encceja 2022?

Somente aqueles que fizerem a prova e obtiverem a nota miníma em cada uma das matérias abordadas podem solicitar o certificação do Encceja 2022.

Sendo que a nota mínima é a mesma tanto no Ensino Fundamental quanto para o Ensino Médio, sendo uma pontuação a ser alcançada.

0190827255251198a 600x400 - Certificação Encceja 2022: Retirar Certificado (Fundamental e Médio)

Então qual é a nota mínima para um candidato ser aprovado no exame do Encceja? e ter em mãos o certificado de conclusão de seus estudos.

De acordo com informações no site do Inep Encceja a escala de pontuação na prova vai de (60 ao nível 180) para cada uma das áreas de conhecimento e o candidato para ser aprovado deve atingir 100 pontos, e mais o desempenho acima de 5 pontos em redação que varia de (0 e 10 pontos).

certificação Encceja 2022 é paga?

Muitas pessoas tem duvida se para realizar o Encceja 2022 é pago alguma taxa ou mesmo para pegar a certificação Encceja 2022, não é preciso, é um programa de educação inteiramente gratuito, todos os custos são pagos pelo Governo Federal.

Porem existe um uma regra onde é cobrado, nos casos onde o candidato se inscrever porem não comparece no dia da prova e deixa de justificar o motivo da falta, então ao fazer novamente terá que pagar uma taxa em torno de R$40,00, fora isso é totalmente grátis.

Como solicitar o certificado do Encceja?

Agora que foi explicado diversas informações referentes a certificação Encceja 2022, vamos detalhar qual o processo para solicitar o certificado.

Lembra que no ato da inscrição teve que selecionar a instituição de retirada deste documento? é nela onde o ministério da educação enviará o certificado.

Certificado do Encceja 2020 em 3 meses 600x338 - Certificação Encceja 2022: Retirar Certificado (Fundamental e Médio)

É justamente nessa instituição onde você deve buscar mais informações sobre seu diploma seja de Ensino Fundamental e/ou Médio, mesmo se não alcançou a pontuação em todas disciplinas, algumas foram eliminadas e não precisará refazer.

Saiba que o Inep é o responsável apenas pelas etapas de sua realização, quanto a emissão do certificado, sendo a instituição certificadora onde terá que buscar seu diploma, algumas semana após concluir a prova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *